Música


Musicalização

Educar musicalmente é promover atividades onde haja a audição, a produção e a fruição dos sons, sejam eles musicais ou não e com eles interagir para expressar-se e comunicar-se.
Apresentar a possibilidade de aprender a apreciar e se envolver com a criação e reprodução dos mais variados gêneros musicais utilizando-se de instrumentos e/ou a voz.
Nível I ( 0 a 2 anos)
A educação musical, crianças, tem como objetivo o descobrimento e desenvolvimento das capacidades expressivas, musicais e psicomotoras, que permitam posteriormente a escolha de um instrumento, segundo suas aptidões e preferências. A música para eles deve ser tratada como um jogo de sons e expresses corporais, através dos movimentos, a sensibilidade motora, visual e auditiva, e o contato com a fontes musicais.
 Nível I ( 3 a 4 anos)
A musicalização é um mediador do desenvolvimento da criança nas suas habilidades físicas, mentais, verbais, sociais e emocionais, pois o próprio corpo da criança é o ponto de partida.
A música, com seus ritmos, repertórios e categorias, traz efeitos significativos no campo da maturação social e afetiva, cognitiva e motora da criança, produzindo efeitos globais no seu desenvolvimento.
O trabalho está apoiado, no folclore e nos compositores brasileiros, do século XX.
 Nível I ( 5 a 6 anos)
Um programa estruturado de audições musicais, não só aumenta a inteligência auditiva da criança, possibilitando que no futuro possa tocar uma música “de ouvido”, mas ajuda no seu desenvolvimento integral.
Na parte neurológica, pesquisas relevaram que os estímulos musicais também podem ajudar no desenvolvimento linguístico e motor. A criança desenvolve conexões neurológicas que aperfeiçoam varias outras habilidades, como a inteligência matemática, por exemplo.
O trabalho esta apoiado, no folclore e nos compositores brasileiros do século XX.